7ª FestLeite – Sediou a 1ª Abertura Oficial da Colheita e Simpósio sobre Noz-Pecã

Data - 25 de abril de 2018 / Autor - Patrícia / Categoria - Notícias - 7ª Festleite

Secretários estaduais Tarcísio Minetto e Odacir Klein participaram da solenidade, dentro da programação da FestLeite

Anta Gorda - A 7ª FestLeite de Anta Gorda teve, ontem, um dia cheio de atrações. Além do segundo dia de atividades do 1º Simpósio Sul-Americano da Cultura da Noz-Pecã e do 5º Seminário da Cultura da Noz-Pecã, na parte da tarde ocorreu o ato solene da primeira edição da abertura oficial da colheita da noz-pecã. O evento reuniu lideranças regionais e estaduais na propriedade de Luizinho Pitol, que tem previsão de colher na atual safra em torno de 30 toneladas da fruta. Representando o governo do estiveram presentes os secretários da Agricultura, Odacir Klein, e do Desenvolvimento Rural, Agricultura Familiar e Pesca, Tarcísio Minetto. Pela Assembleia Legislativa participaram os deputados Edson Brum e Ernani Polo. O ato também contou com a participação do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, entre outros.

Klein enalteceu a integração existente entre os municípios do Vale do Taquari e salientou a luta que envolveu a Emater/RS-Ascar, Embrapa e os produtores de noz-pecã e as lideranças do município de Anta Gorda para alcançar o reconhecimento da fruta, que vem conquistando importante espaço na economia regional e estadual. “Com muita ousadia os plantadores de nogueiras conquistar espaço e reconhecimento”, afirmou Klein.

Minetto observou que os bons resultados alcançados na safra de nozes deve-se ao trabalho da família Pitol, a assistência técnica da Emater e Embrapa, além do incentivo da Secretaria da Agricultura do município. “Neste momento histórico queremos deseja boa colheita”, afirmou ele.

O deputado Ernani Polo disse que, junto com o deputado Edson Brum, foi protocolado na Assembleia projeto de lei institui que em Anta Gorda será realizada anualmente a abertura oficial da colheita da noz-pecã. “Queremos que este fato se repita aqui todos os anos, por ser significativo para a economia e para a cultura do município”, afirmou Polo.

Derrubada

Após o ato solene, Odacir Klein e Tarcísio Minetto subiram em uma colheitadeira e acionaram o equipamento que sacudiu a nogueira e derrubou as frutas em forma de chuva, que caíram sobre uma tela estendida no chão. O ato durou poucos segundos e arrancou aplausos do público presente. “Este é um ato histórico para Anta Gorda”, disse o prefeito Celso Casagrande.

Para Luizinho Pitol, com 76 anos de idade e há mais de 50 trabalha com nogueiras, o evento foi de muita emoção. “A gente fica muito feliz em ver tudo isto”, afirmou. Além das frutas que colhem nos pomares da família, eles compram de outros produtores em torno de 130 toneladas, que são processadas na indústria de propriedade da família. Ele anunciou como novidade, o início da produção de óleo de noz. “Este ano vamos começar em pequena escala. Sabemos que ele é muito procurado por ser muito bom para a saúde”, destacou Pitol.

Abertura oficial

Também ontem, mas à noite, aconteceu a solenidade de abertura da FestLeite com a presença de autoridades, expositores e público. O presidente da Comissão Organizadora da Festleite, Vanderlei Moresco afirmou que “a feira é um evento completo e muito especial”. Ele enfatizou que “são vários eventos que acontecem simultaneamente e todos muito significativos”.

“A Abertura Oficial da Colheita da Noz é um fato marcante para Anta Gorda, o Estado e país. Isto está acontecendo aqui porque tem produção e frutas de qualidade”, afirmou Moresco.

 

Texto: Informativo do Vale

[https://www.informativo.com.br/geral/anta-gorda-abre-a-colheita-da-noz-peca,273024.jhtml]