O Evento

Festejar a vida é estar aqui

O sugestivo título é o slogan da FestLeite de Anta Gorda. Apresentando dados da última edição, ocorrida em 2014, a comissão organizadora mostra as potencialidades do evento. O intuito para 2016, quando, entre os dias 28 de abril e 01 de maio, ocorre a 6ª FestLeite, é repetir o sucesso dos anos anteriores, aprimorando e fortalecendo todos os setores existentes. Simpósio do leite, Exposição e Concurso do Gado Leiteiro, Seminário da Noz Pecan, Salão da Gastronomia, Feira Comercial e Industrial e Shows são as atrações destaques.

Mais de 200 voluntários dedicam seu trabalho para a realização do mesmo, que ocorre a cada dois anos, no Parque Municipal de Eventos Aldi João Bisleri, e é consolidado como um dos maiores eventos do gênero do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul. A última edição recebeu cerca de 35 mil pessoas. Visando alcançar ou superar o número, o show nacional com João Neto & Frederico, entre outros, estão agendados.

Nozes e leite – Uma mistura de dar água na boca

O principal objetivo da FestLeite é divulgar as potencialidades locais, com destaque para as produções de leite e noz pecan, culturas que são o motivo fundamental de o evento existir. Não é só na culinária que nozes e leite podem combinar; esses alimentos casam e fazem sucesso também na economia de Anta Gorda.

Na década de 70, o município ostentou o título de capital nacional da nogueira pecan. O primeiro prefeito da cidade, Arminho Miotto, foi pioneiro em incentivar a cultura no Estado. Anos depois, doenças começaram a atingir as nogueiras, fazendo com que os antagordenses deixassem de lado a produção.

Nos últimos anos, os plantios foram retomados com variedades mais produtivas e resistentes e a noz pecan voltou a ser evidência. A cada dois anos, é realizado o Simpósio da Noz Pecan, que em 2016, ocorre em sua 4ª edição, paralelo à 6ª FestLeite.

Foi em 2006 que Anta Gorda notou o potencial que o gado leiteiro oferecia para sua riqueza, quando ocorreu a primeira edição da FestLeite. O município, que levava nas nozes sua identidade, percebeu que o leite havia tomado espaço considerável para receber destaque. E com a mistura de nozes e leite, Anta Gorda criou sua vitrine.

O Salão da Gastronomia e a Cantina da FestLeite despontaram como importantes atrações. Mais de 36 mil doces e de 1 mil kg de salgados foram consumidos no Salão da Gastronomia, que registrou a presença de aproximadamente 3 mil pessoas (cerca de 800 participantes a mais do que na edição anterior).

A exposição do gado leiteiro também exibe organização. Com 170 animais, é exemplar para produtores. Todos participantes da FestLeite estão habilitados para feiras nacionais, devido ao rankiamento. Uma comissão específica, cuida e sistematiza o setor.

Bastante elogiado pelos profissionais da área, o concurso do gado leiteiro destaca-se a nível estadual. O julgamento, coordenado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), conta com a participação da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul e da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu e Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro.

IV Seminário da Cultura da Noz Pecan e VI Simpósio da Cadeia Produtiva do Leite

Palestras, exposição de cases de sucesso e tarde de campo integram as programações técnicas que giram em torno do leite e da noz pecan e reúnem produtores ou interessados pela cultura de todo o Brasil. Os conferencistas são renomados na área e conhecidos internacionalmente.  A coordenação do conteúdo está à cargo da Emater/RS-Ascar.

Indústria e comércio

A Feira Comercial e Industrial reúne 260 expositores. O que há de melhor no ramo da agropecuária e opções de varejo, indústria e comércio, em geral, são importantes atrações ao público visitante.

Trenzinho e Helicóptero

Um irreverente e personalizado veículo em forma de trem, batizado de Trenzinho da FestLeite fará passeios turísticos passando por dentro do parque e por pontos estratégicos da cidade ao valor de R$ 3,00 por pessoa. O ponto de partida será o pórtico de entrada do parque. Nas proximidades também se encontrará o heliponto, onde os visitantes poderão partir para passeios aéreos ao custo de R$ 90,00.

Ingressos

Quem quiser apenas visitar a feira e instalações do parque pode aproveitar horários de entrada gratuita. Para acompanhar os shows ou provar as delícias do Salão da Gastronomia o visitante deve comprar ingressos na portaria ou antecipadamente nas farmácias, postos de combustíveis, Câmara da Indústria e Comércio ou na Prefeitura de Anta Gorda. A tabela completa com os valores pode ser conferida no www.festleite.com.br/ingressos.

Venha para Anta Gorda conferir o quanto o leite e as nozes combinam e aproveite para compartilhar da hospitalidade e a simpatia de um povo que luta e realiza com força-de-vontade.