Anta Gorda festejou a vida e todas suas qualidades com a 6ª FestLeite

Data - 6 de maio de 2016 / Autor - morgana /

m_3820

 

A presença de autoridades como o Governador do Estado e de visitantes até de fora do país tonificaram o potencial do evento, que tem no leite e na noz pecan sua identidade

 

Durante os quatro dias da 6ª FestLeite, Anta Gorda foi a capital do Vale do Taquari. Isso porque, entre a quinta-feira, dia 28 de abril, e o domingo, 01 de maio, aproximadamente de 35 mil pessoas circularam pelo Parque Municipal de Eventos Aldi João Bisleri, deixando o centro da cidade movimentado como nunca. Os estacionamentos privativos e ruas que circundam o parque pareciam enfeitadas pelas centenas de veículos estacionados. O ápice do movimento foi por volta das quatro horas da tarde do domingo, quando agrupamentos de pessoas chegavam para assistir a dupla João Neto & Frederico, que fez o último show.

A emoção transmitida pelo discurso do prefeito Neori Luiz Dalla Vecchia na cerimônia de encerramento gerou aplausos e empatia da plateia, que ovacionou suas palavras. “Eu falo com o coração pois foi com amor que a comunidade antagordense abraçou nossa FestLeite. Não é apenas uma festa, é a expressão da organização e orientação da comunidade. Nos orgulhamos muito de nossa gente, que trabalha com um diferencial: buscando o melhor para si, mas também para o todo. Nossos parceiros trabalharam, em média, mais de 30 dias, gratuitamente para a FestLeite. Isso não se encontra em qualquer lugar. Consequentemente, o alto do Vale do Taquari está em peso aqui. Obrigado por ter vindo região, obrigado Rio Grande do Sul!”.

Ele e o presidente do evento, Leandro Carlos Pitol, agradeceram e enalteceram o trabalho dos cerca de 200 antagordenses voluntários. “Quem fez parte da história da 6ª FestLeite deve levar para casa o orgulho e a alegria do aplauso e da provação de todos que passaram aqui pelo parque. Obrigado pela confiança, Anta Gorda! Pra mim foi um ótimo aprendizado que, além de tudo, me trouxe vários amigos. Em 2018 ocorre a 7ª FestLeite; com certeza, não serei mais o presidente, mas gostaria de dizer que, independentemente de qualquer ideologia, quem for convidado a integrar a diretoria, deve aceitar, pois é um ótimo desafio, gera muitos ensinamentos e, apesar de puxado, vale muito a pena”, discursou o presidente.

Além de João Neto & Frederico, outras 13 atrações musicais completaram a grade de entretenimentos no palco principal do evento. “Participei dos quatro dias e me surpreendi muito com a qualidade de tudo. Os shows, por exemplo, foram um melhor que o outro, Indústria Musical, na sexta, e Lucas & Felipe, no sábado, me agradaram muito. Sem falar em João Neto & Frederico que foi pra fechar com chave de ouro”, conta a antagordense Franciele Casagranda. Os passeios turísticos com o Trenzinho da FestLeite e o helicóptero não pararam. Os visitantes fizeram filas para aproveitar as atrações.

Segundo Neori, o número de patrocinadores e a procura pelos espaços comerciais da feira refletem a credibilidade do evento. “Lembro-me bem que lá, na primeira e segunda edições, quando eu auxiliava na venda de espaços, não era fácil, pois tínhamos que vender uma marca que não era ainda conhecida. Hoje, o cenário mudou. Temos lista de espera de expositores e  61 empresas são nossas patrocinadoras. Essa grandiosidade toda também trouxe a autoridade máxima do Estado para cá. Na 5ª FestLeite, já havíamos sido agraciados com a presença do governador Tarso Genro e, agora, com José Ivo Sartori”, expõe.

O fato orgulha as Soberanas Nathália Casagrande, Magali Conte e Franciele Moratelli. “Tivemos uma grande responsabilidade ao divulgar a FestLeite. Juntamente com a comissão de divulgação, trabalhamos para tentar mostrar ao Rio Grande do Sul todas as qualidades de nossa terra. Assim como os patrocinadores apostaram na gente, o público visitante refletiu o mesmo sucesso. Recebendo tantos elogios, temos a certeza do dever cumprido. Tudo resumiu muito bem o slogan ‘Festejar a Vida é Estar Aqui’”, enfatizou a Rainha Nathália.

A procura pelo Salão da Gastronomia também registrou crescimento. Segundo Vinícius Dalla Vecchia, responsável pela venda de ingressos do setor, 2.300 pagantes saborearam as delícias à base de leite e noz pecan; aproximadamente 13% a mais que na edição anterior. Entre eles esteve Dirk Schwarten, morador de Schuby, na Alemanha. À convite do amigo Paulo Pohl, proprietário da Imogel Construtora e Incorporadora de Lajeado, participou pela primeira vez. “Minha empresa é patrocinadora da FestLeite. Faço questão de manter essa parceria pois sei do potencial que o município tem. É uma oportunidade de brindarmos, nós que somos da região baixa, todo o Vale. Atendemos a grande maioria dos municípios e seria até injusto não colaborarmos com Anta Gorda”, declara Paulo.

O alemão Dirk confirma, mostrando-se surpreendido pelo que viu. “Tenho um rebanho de 450 vacas em plena produção de leite e percebo que a genética daqui, por mais que as propriedades sejam familiares e, consequentemente menores, não deixa a desejar. Pretendo voltar nas próximas FestLeites pois  a integração de culturas é muito valiosa, ainda mais regada a boas bebidas e à gastronomia daqui”, relata. O movimento na exposição do gado leiteiro ilustra o relatado, conforme afirma o presidente Leandro: “percebemos com orgulho que a valorização do coração da nossa feira, que são as vacas, aumentou consideravelmente. Isso pode ser notado pelo intenso movimento de visitantes no setor”.

O prefeito Neori complementa dizendo acreditar que a 6ª FestLeite será um divisor de águas tanto para a produção de leite quanto para a de noz pecan. “O laticínio Cotrilac, de nosso município, foi o primeiro do estado a receber a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) e isso foi durante nosso evento. O Seminário da Noz Pecan também, tendo proporcionado a vinda de profissionais do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) para cá, possibilitou uma reunião técnica com eles, a Secretaria Estadual da Agricultura, Emater, Embrapa e Universidades Federais do Estado, que iniciarão projetos de pesquisa e aperfeiçoamento da cultura, atualmente pouco explorada no país”, declarou Dalla Vecchia.

Além da Exposição e Concurso do Gado Leiteiro, Salão da Gastronomia, Seminário da Cultura da Noz Pecan, Simpósio do Leite, Feira Comercial e Industrial e entretenimento como shows e passeios turísticos, a 6ª FestLeite também contou com exposição de carros antigos, cinema 8D, encontros de prefeitos, primeiras-damas e soberanas, assembleias de entidades, escolha da Corte Municipal da Terceira Idade e da Mulher Destaque da 6ª FestLeite e Sorteio da Campanha Compra Premiada.

Entre às autoridades que prestigiaram o evento estiveram, além do Governador Sartori, a Presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, o Secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, os deputados federais, Jerônimo Goergen e Alceu Moreira, os deputados estaduais Edson Brum e Vilmar Zanchin e o vice-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Ederildo Paparico Bacchi.

A cobertura completa de fotos e vídeos do evento pode ser conferida no site www.festleite.com.br ou www.facebook.com/SextaFestLeite.